banner-02

Medicamentos Fitoterápicos

São medicamentos derivados de plantas medicinais ou dos extratos vegetais, com a finalidade de curar, prevenir ou aliviar distúrbios físicos, emocional e cognitivo do corpo.

São divididos em duas classes, preparação farmacêutica em pó ou extrato seco

Pó: Obtido através da planta inteira que passa pelo processo de limpeza, secagem e moagem, nesse processo e permitido pela a ANVISA a presença de material estranho, ou seja, material não constituinte da planta.

Extrato Seco: Obtido a partir de processos específicos e detalhados de extração dos princípios ativos da planta ou de suas partes (frutos, raízes, folhas etc.) A preparação farmacêutica extrato seco é capaz de conservar os fitoconstituintes de forma qualitativa e quantitativa, dosando os compostos químicos específicos da planta. Ex: Cúrcuma Longa (Açafrão): extrato seco pode ser padronizado em 95% de curcuminóides extraído de seus rizomas.

Os fitoterápicos, embora naturais, devem ser usados com moderação e sempre com acompanhamento de um profissional habilitado. Alguns deles são de prescrição exclusivamente médica: KAWA-KAWA (Piper methysticum), HIPERICO (Hypericum perforatum), VALERIANA (Valeriana officinalis), GINGKO BILOBA, SAW PALMETO (Serenoa repens) e ECHINACEA (Echinacea purpúrea).