banner-02

Formas farmacêuticas

Forma farmacêutica é a maneira que uma substância ativa se apresenta após ser transformada, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado. Ou seja, um produto que chega na farmácia em pó ou líquido, após processos farmacêuticos, chegará ao cliente em cápsulas, xaropes, cremes, dentre outros que descreveremos a seguir. Esta apresentação do medicamento ou suplemento, desde que respeite as regras de estabilidade e produção, podem ser personalizadas e escolhidas pelo próprio paciente ou prescritor para melhorar a adesão ao tratamento.

É importante saber que estes processos apresentam normas rígidas de produção para poderem ser dispensados, desde a pesquisa e desenvolvimento até a comercialização. Vale ressaltar — para que as fórmulas tenham o efeito desejado, é fundamental que consulte um médico ou farmacêutico para a orientação correta, pois existem algumas exigências para a prescrição dos mesmos.

Vamos conhecer algumas delas?

Cápsulas: são invólucros, capazes de veicular fármacos, podendo ser de origem animal ou vegetal.  De acordo com o excipiente utilizado internamente podem se tornar de liberação prolongada e de acordo com o material utilizado na fabricação do involucro, podem ser sublinguais também.

Cápsulas Oleosas: Base de triglicerídeos de cadeia media (óleo de coco), consegue veicular ativos com caráter oleoso.

PÓ e sachês: forma farmacêutica sólida que é misturada com água antes de ser administrada.  Ideal para Suplementos alimentares, que necessitam de doses maiores que 500mg e também, para pacientes que têm dificuldades em ingerir cápsulas, podendo escolher um sabor de sua preferência. Não recomendado para ativos com sabores ruins.

Chocolate: chocolate terapêutico com alta taxa de cacau, zero açúcar, zero lactose, zero glúten, sem corantes e sem gorduras trans. Cada chocolate comporta 1g de ativo.

DROP’S: bala funcional que comportam 200mg de ativos, livre de açúcar, glúten ou lactose, sabor a escolha. Ideal para crianças que apresentam dificuldade em ingerir cápsulas.

Gomas de gelatina: compostas de gelatina e colágeno com comportam 500mg de ativos, livre de açúcar, glúten ou lactose, sabor à escolha. Ideal para crianças que apresentam dificuldade em ingerir cápsulas.

Pastilhas Oro-dispersíveis: comporta 160mg de ativos, com a capacidade de se desintegrar entra 10 a 50 segundos liberando os ativos. Recomendada para pacientes com dificuldade de deglutição.

Pack: pode ser utilizado quando a dose é equivalente a duas ou mais cápsulas, embalado cada dose em sachês laminados, facilitando a organização diária.

STRIP: filme oro-dispersível  que comporta 50mg de ativos, com grande adesão a mucosa da oral, se dissolvendo rapidamente e liberando os ativos.

Gel comestível: ideal para esportistas que realizam provas de grande duração, que necessitam de ingerir suas fórmulas rápidas sem interrupções, envasado no sachê sport pronto para o uso.

Flaconete OU SHOT: ativos já diluídos em um veículo refrescante pronto para o uso, com sabor a escolha, contendo 10 ml por unidade.

SOLUÇÃO ORAL / XAROPE: preparação líquida que veicula uma grande diversidade de ativos, ideal para crianças ou adultos que apresentam dificuldade na deglutição.

Suspensão oral:  formulação composta por ativos que são imiscíveis em água e que necessitam de ressuspender (agitar) os depósitos formados no fundo do frasco.

Tinturas: extratos concentrados de plantas medicinais preparadas com álcool para extrair seus componentes.