Alimentação | Dicas

Arteriosclerose e aterosclerose: entenda a diferença e saiba como prevenir

• Postado: 20.09.2017
farmacia-longevita-arteriosclerose-aterosclerose-350x172

As duas doenças podem atuar juntas, aumentando os riscos de infarto e derrames.

Os nomes até se parecem e, juntas ou separadas podem representar um grande risco ao mesmo órgão do corpo, o coração. Mas a aterosclerose e a arteriosclerose são diferentes no modo de se manifestar em nosso corpo. Vamos entender a seguir as características de cada uma e algumas formas de prevenção.

A aterosclerose é uma doença inflamatória que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura e outras substâncias nas paredes de veias e artérias. Esses depósitos causam o estreitamento das paredes das artérias, dificultando e até obstruindo completamente a passagem do sangue, causando isquemias e derrames. A aterosclerose está ligada à presença do colesterol no organismo, já que o LDL (colesterol ruim) é o principal componente das placas que causam obstrução. Por isso é importante manter hábitos alimentares com baixo teor de gordura ou que priorizem o HDL (colesterol bom).

Aterosclerose: acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias.

De nome parecido mas com sintomas diferentes, a arteriosclerose é a perda gradual de elasticidade e aumento da espessura de veias e artérias, um processo natural que se intensifica à medida que a idade avança. A doença começa a virar preocupação quando começa a atingir importantes vias circulatórias do nosso corpo, como a artéria aorta, as carótidas e as coronárias. Esse avanço perigoso da doença pode estar ligado à má alimentação, hipertensão, diabetes, stress e fumo.

Para prevenir as duas doenças, os cuidados são basicamente os mesmos. Primeiramente, cuidar da alimentação evitando produtos ricos em gordura, especialmente aqueles que tem em sua composição gorduras saturadas ou a famosa gordura “trans”. O sal também é um vilão, pois seu exagero pode provocar hipertensão. Reduzir a quantidade de leite e derivados, ou dar preferência a aqueles semidesnatados ou desnatados. Consumir proteínas magras como peixe, frango e leguminosas, e inserir na dieta cereais integrais e alimentos ricos em fibras e vitaminas, e pobres em gorduras e açúcar.

Fonte: Coração Alerta