Alimentação | Cuide-se | Movimente-se | Saúde

Colágeno tipo II – Diferenças e Benefícios

23-08_LONGEVITA_colageno-350x205


Colágeno tipo II – Diferenças e Benefícios

Quando falamos de Colágeno, a maioria das pessoas já imaginam um suplemento par melhorar a flacidez da pele, melhorar a hidratação e resistência de cabelos, pele e unha, certo?

Esse colágeno, para essas funções, é conhecido como colágeno tipo 1 e essa indicação é sim correta, mas você já ouviu falar em Colágeno Tipo 2? Sabe a diferença entre ele o tipo I e seus principais benefícios? Vamos apresentar a você um pouco mais sobre esse produto.

Colágeno Tipo 1 e 2, quais as diferenças?

Representando quase 25% da proteína total encontrada na pele, cartilagens e ossos, o Colágeno tipo 1 tem função estrutural importante, melhorando a firmeza, garantindo uma proteção a pele, tecidos, devido a ser rico em proteína e se apresentar na forma hidrolisada, ou seja, conseguimos absorver melhor essa molécula e garantir a sua função como estrutura.

Outro fato importante a ser destacado, é que o Colágeno Tipo 1 é extraído de bovinos, da pele, do couro ou até dos ossos, ou seja, nesses animais são estruturas fortes, que garante proteção ao animal, além de firmeza, força, por isso utilizamos para melhorar a queratina no nosso organismo, garantindo também mais firmeza. A dose recomendada por dia é cerca de 10g e pode ser tomado associado a outras vitaminas, como Vitamina C, E e A, que contribuem para a produção de colágeno endógeno além de apresentar características antioxidantes.

Já o Colágeno Tipo 2 é uma forma não desnaturada, ou seja, não é hidrolisado devido a sua composição ser diferente do tipo 1. É o componente maioritário presente nas cartilagens, o que permite flexibilidade de movimento nas articulações, além de manter a integridade e o equilíbrio das articulações, promovendo o movimento no corpo.

Por isso, o colágeno tipo 2 é indicado em doenças como osteoporose, osteoartrite, artrite, artrose ou quando o paciente apresentar algum desgaste nas articulações. Sendo assim, ele possui os benefícios que servem para evitar a destruição das cartilagens, seja pelo sistema imune, reduzindo a inflamação ou como forma de prevenção na saúde das articulações. A dose diária recomendada para tomar é de aproximadamente 40mg, bem diferente do Colágeno tipo 1, assim como a sua extração, o tipo 2 é retirado de frangos e galinhas (já percebeu como o pé da galinha é flexível e difícil de quebrar? Ele é rico em colágeno tipo 2).

O uso do colágeno tipo 2 pode ajudar na perda de peso. O produto em pó diluído na água ou no suco preenche rapidamente o estômago e faz com que o processo de esvaziamento aconteça mais devagar, aumentando assim, a sensação de saciedade do corpo. Dessa forma, você consome menos calorias.

Importância do Colágeno Tipo II 

Você deve estar se perguntando, então eu devo usar o Tipo 1 para cuidar da beleza e Tipo 2 para tratar doenças ou deficiência na articulação? De certa forma sim, porém um fato que podemos notar hoje é alguns atletas ou praticantes de atividades físicas podem precisar suplementar esse tipo, para prevenir lesões ou melhorar a recuperação, devido à exposição que eles são acometidos. Atividades que exigem muito de articulações de movimento, como ombros, joelhos, quadril, é sempre importante monitorar e acompanhar com o seu médico a saúde dessas articulações, buscando a prevenção e não somente o tratamento após a lesão.

Prevenção é sempre a melhor escolha, por isso, procure sempre o seu médico a partir de qualquer queixa ou incômodo e entenda melhor a sua necessidade. E se ficou alguma dúvida, ou se você quer saber mais sobre esses produtos, fale com um de nossos farmacêuticos, entre em contato conosco, será uma satisfação esclarecer suas dúvidas e falar mais sobre esses produtos.

Artigos Relacionados